Como ser um líder de sucesso?

Como ser um líder de sucesso?

Você se considera um bom líder? Acredita que contribui para o sucesso dos que trabalham com você? Se você é daqueles que acreditam que a liderança é um dom divino, pode esquecendo a teoria e venha aprender técnicas para exercê-la de modo correto.

Sabemos que gerir pessoas é uma das tarefas mais difíceis dentro das empresas, exatamente por lidarmos com aspirações, características e formas de motivação bem distintas. Vale lembrar que a liderança em si trata-se de um indivíduo influenciar um grupo de pessoas em direção a determinado objetivo. Assim, têm-se como principais desafios desse processo a identificação e retenção de talentos, desenvolvimento de equipes e líderes, coordenação de pessoas diversas, além do gerenciamento de conflitos. 

Antes de iniciar um projeto com o grupo de pessoas que você precisa liderar, é necessário ter a clareza a respeito dos objetivos a serem alcançados e, de modo mais superficial, sobre como isso será realizado. Pensando mais especificamente nesse “como”, trouxemos 5 dicas para te ajudar a administrar a sua equipe de modo empático e assertivo para que se obtenha sucesso ao final do processo. 

É válido ressaltar que, para o caso do MEI, pode-se aplicar as sugestões abaixo tanto para o funcionário contratado por ele quanto para as outras empresas parceiras que estejam nessa mesma categoria. Vamos lá?

#1 Ouça

Converse com cada uma das pessoas que compõem o seu grupo. Esse é um ponto de grande importância, pois te ajudará a entender melhor sobre as expectativas individuais, o que esperam do projeto, quais as ambições profissionais, como são as personalidades dos participantes. Além disso, esse tipo de comunicação deve ser sustentada durante todo o processo, ou seja, é importante que você, líder, mantenha um diálogo aberto e mostre-se aberto a críticas e sugestões. 

#2 Engaje

Utilize as informações obtidas sobre os participantes para uní-los em torno de um objetivo. Assim, pode-se construir uma história em torno do projeto, que traga a vivência e personalidade dos liderados e de que forma isso irá ajudar no sucesso do projeto. Esse tipo de atitude contribui para que se crie um sentimento de identificação e motive-os a trabalhar para o alcance dos objetivos. 

#3 Cobre

A cobrança é inevitável para que se garanta o cumprimento das etapas do projeto e o alcance do objetivo final. Mas, lembre-se, antes de exigir determinado resultado, é válido ter a consciência de que as metas traçadas são atingíveis, mensuráveis e específicas. Uma atitude interessante em relação a essa etapa é conversar com o grupo sobre as opiniões em relação ao que será cobrado, entender se realmente faz sentido para eles. Assim, a distância entre as expectativas e realidade tornam-se menores. É importante deixar claro que cobranças excessivas e rigorosas podem ser muito tóxicas para os participantes e acabar desmotivando a equipe.

Ainda, é importante que se dê um feedback de modo assertivo e claro para os liderados. Desse modo, seja específico em relação aos pontos de melhoria, proponha tipos de comportamento a serem adotados e os que devem ser abandonados para uma melhor efetividade no trabalho. 

“Há uma diferença entre ser um líder e ser um chefe. Os dois são baseados em autoridade. Um chefe demanda obediência cega; um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e confiança.” – Klaus Balkenhol

#4 Delegue

Grave essa frase: “Quem não delega, não cresce”! Delegar atividades é sempre um dos pontos mais difíceis, pois ficamos com aquele receio de “será que a pessoa fará de modo correto?”, “não seria melhor eu fazer?”. Porém, é uma atitude necessária. Desse modo, para que os resultados sejam atingidos, treine os que puderem ser treinados. Ou seja, aquelas atividades para as quais você pode auxiliar diretamente e ensinar como fazer, faça. Caso não possa, só instrua, dê a autonomia necessária e faça o seu melhor para que o projeto como um todo, saia de modo esperado. Só não esqueça: delegar não é sinônimo e deixar cada um fazer o que bem entender.

#5 Celebre

Comemore as conquistas. Esse é um dos ponto chaves para manter a equipe motivada em torno de um objetivo. Então celebre cada avanço e atitude positiva dos participantes, seja com um feedback positivo, elogios individuais na presença da equipe ou até mesmo com premiações materiais. Isso eleva o sentimento de reconhecimento e satisfação pelo trabalho realizada. Aqui, vale lembrar que as formas de retribuição devem ser customizadas de acordo com as características de cada um, para que seja uma atitude que realmente faça sentido e gere impacto. 

“Uma boa liderança é sobre experiências humanas. Não é uma fórmula ou programa, é uma atividade humana que vem do coração e leva em consideração os corações de outras pessoas. É uma atitude, não uma rotina.” – Lance Secretan

E você, já está pronto para engajar a sua equipe e alcançar o sucesso da empresa? Ainda tem alguma dúvida? Então é só nos enviar uma mensagem pelo Facebook ou Instagram, ou se preferir, nos encaminhar um e-mail pelo contato@ajudamei.com. E se você deseja receber mais conteúdos como esse, é só nos acompanhar em nossas redes sociais @ajudameioficial! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *