Posso transformar o meu hobby em um negócio?

A resposta é sim! Com certeza você já deve ter escutado aquela frase “Trabalhe com o que você ama e não terá de trabalhar um dia sequer.” Porém, como todo negócio, transformar o seu hobby em sua empresa não é tão simples, há armadilhas pelo caminho, e o pior de tudo, você pode se decepcionar com aquilo que você mais gosta de fazer, usa para relaxar. Aí não dá. Mas, seguindo alguns passos e dicas você irá poder transformar o seu hobby no seu próprio negócio.

Eduardo Pacheco, mineiro, tocava a empresa de seu pai , que era de revenda de lubrificantes para motores de automóveis, mas Eduardo não sentia prazer nisso, tanto que em 6 meses abandonou a empresa do seu pai e decidiu fazer o que gostava e tinha motivação. Na época, Eduardo tinha 21 anos e estava cursando a faculdade de economia na Universidade Federal de Uberlândia e dava aulas de inglês para amigos e parentes, sendo que anos antes, tinha conseguido uma bolsa e foi fazer um intercâmbio na Middle Georgia College, nos Estados Unidos, onde estudou empreendedorismo. Hoje é dono de uma rede de escolas de idiomas, a Park Cursos, que conta com mais de 40 franqueados, 8 mil alunos e um faturamento de R$16 milhões de reais anuais, muito mais do que faturava no negócio que não o fazia feliz.

E aqui vai algumas dicas para você transformar o seu hobby em um negócio e evitar alguns erros que podem fazer com que você se decepcione com o seu hobby e com o seu negócio.

Cuidado com a paixão pelo seu hobby

Tenha cuidado com a sua paixão pelo seu hobby. Posso amar o meu negócio? Sim. Devo me apaixonar pela empresa? Não. Paixão é sentimento e sentimentos mudam. Mas, você deve sim, se entregar pelo seu negócio, afinal, é o seu hobby que se transformou em seu negócio e sem dedicação, o seu negócio não irá dar frutos.

Assista um vídeo do Ajuda MEI sobre o porquê de não se apaixonar pelo o seu negócio.

Hobby x Negócio

Há uma grande diferença quando você usava o seu hobby como lazer para o seu hobby como o seu negócio. Não misture as duas coisas, use o seu hobby para lazer na hora certa, isso é bom e natural, porém, quando estiver tocando a sua empresa, a história é outra, e exige muito comprometimento. É bom deixar claro que ao ter o seu próprio negócio a partir do seu hobby, pode ser que tenha algumas habilidades e exigências específicas que você deverá possuir, como exemplo: Habilidade com vendas, noções financeiras. E isso está atrelado ao próximo item.

Estude

Estude gestão de negócios, isso será fundamental para o desenvolvimento do seu negócio e isso vale para todos os tipos, não somente para os negócios criados a partir de hobbies pessoais. O estudo da gestão de negócios irá te ajudar no planejamento da sua empresa, e esse planejamento será essencial para a estruturação do seu negócio, o dia-a-dia da sua empresa e o futuro do empreendimento. O planejamento irá desde como precificar o seu produto ou serviço até futuros investimentos.

Verifique a rentabilidade do negócio

Um negócio só é bom quando é rentável para o seu dono. Nunca se esqueça disso. É o seu hobby, você deseja transformá-lo em um negócio, e a questão é “Como irei gerar receitas através do meu negócio?” Antes mesmo de começar um negócio você deve responder essa pergunta. Contudo, um negócio pode deixar de ser rentável com o passar dos anos devido a n fatores, como: Má planejamento e falta de controle financeiro, esse último é muito grave. Você deve de saber todas as entradas e saídas da sua empresa.

Quer saber mais sobre como ter o controle financeiro da sua empresa? Assista esse vídeo do Ajuda MEI sobre o tema e baixe a nossa planilha na descrição do vídeo.

http://bit.ly/2KMJRgj

Bom, vimos que é possível transformar o seu hobby em um negócio, porém, você deverá evitar algumas armadilhas pelo meio do caminho e sempre buscar conhecimento de gestão de negócios.

Quer transformar o seu hobby em um negócio seguindo um plano de negócios simples, rápido e que te ajudará a criar e estruturar o seu negócio agora mesmo?

Clique no link abaixo e faça o download do ebook gratuito do Ajuda MEI sobre “Como estruturar o seu negócio”.

http://bit.ly/2MJZUOR

Siga-nos nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/ajudameioficial/

Instagram: https://www.instagram.com/ajudameioficial/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCZLHa8kC3R-dJaTQlFLpCIg