Como identificar as forças e fraquezas do seu negócio

Como identificar as forças e fraquezas do seu negócio

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.” 

Provavelmente você já leu essa frase em algum lugar, se não, deixe-nos apresentar Sun Tzu, o autor da frase e de um livro que é um dos maiores clássicos do mundo, A arte da guerra. Mas o que isso tem a ver com empreendedorismo e gestão? O livro trata de princípios estratégicos que foram, e são, amplamente utilizados pela a Administração ao longo da história.

É essencial que o empreendedor conheça o seu negócio e o mercado no qual a sua empresa irá atuar, mas em uma época onde o mercado tem se mostrado dinâmico e competitivo, o empreendedor deve saber quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa e quais são as oportunidades e ameaças ao seu negócio. Mas como fazer isso? Bom, nesse texto, iremos te apresentar a Matriz SWOT ( Ou Matriz FOFA, português) que significa, Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Para simplificar o que é cada uma e como elas estão presentes na sua empresa, basta responder às seguintes perguntas:

Força: Quais são os pontos fortes ATUAIS do seu negócio?

Oportunidade: Quais os pontos fortes FUTUROS do seu negócio?

Fraqueza: Quais os ATUAIS pontos fracos do seu negócio?

Ameaça: Quais os FUTUROS pontos fracos que podem surgir no seu negócio?

Como identificar esses elementos?

Monte a sua Matriz SWOT pensando no ambiente interno e externo, o mais difícil é identificar os reais pontos fortes e fracos da empresa, além das oportunidades e das ameaças que estarão presente em curto, médio e até mesmo longo prazo no mercado competitivo em que seu negócio reside. Portanto observem

O primeiro passo é analisar o Ambiente Interno, para quem não sabe o ambiente interno é aquele que se encontra a sua empresa, ele é caracterizado por tudo que se pode intervir, como a equipe de trabalho, as máquinas, produtos, vendas, entre outros. Ao observar o ambiente interno, você será capaz de listar suas Forças e Fraquezas

Para medir as Forças, pensaremos no presente. O que o seu negócio possui de novo e inovador? Não seja otimista, e sim realista, não é papo de coach mas sabemos que esse negócio pode ser o seu sonho, e para realizá lo você precisa ser sincero com o seu planejamento, não vamos inventar que somos imbatíveis. 

Quando listar as suas fraquezas, tente encontrar o máximo possível, pois uma empresa que sabe onde estão seus pontos fracos sabe onde precisa melhorar

Depois Disso, deve analisar o Ambiente Externo ao da empresa, consiste no mercado em que você está inserido, este ambiente é aquele que o empreendedor não tem controle, como o clima, taxas de juros, crises econômicas, concorrência.

Pensa nas oportunidades, mais uma vez, seja realista, empreendedores conseguem encontrar oportunidade em qualquer coisa, mas se mantenha guiado pela sua estratégia de negócios (plano de negócio).

Por fim as ameaças, pense diretamente em sua concorrência e no que ela pode fazer que te diminua perante os clientes. Se mantenha informado, com pesquisas de mercado, e revise suas estratégias de marketing e relacionamento com o cliente. Além disso, possua informações econômicas e políticas, esses dois setores do país, podem e muito influenciar no seu negócio.

Desta maneira, você terá quatro quadrantes, que listaram seus pontos fortes e fracos, confira no exemplo abaixo.

Como aplicar em sua empresa ?

Na prática :

  • Analise suas forças.
  • Determine suas fraquezas.
  • Liste as oportunidades.
  • Enumere e destaque as ameaças.
  • Coloque os dados nos quadrantes da matriz. 
  • Faça análises e revisões regularmentes. 

Dica do Ajuda MEI: Faça uma correlação entre os fatores da matriz, se perguntando:

Quais Forças podem potencializar quais das oportunidades?.

Quais Forças podem combater quais das ameaças?.

Quais Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades?.

Quais Fraquezas podem potencializar quais ameaças?.

Essa correlação irá permitir uma visão mais ampla da sua empresa e por consequência alguns problemas e ameaças serão resolvidos de forma mais rápida impedindo que se tornem um verdadeiro empecilho ao negócio. Oportunidades, serão melhor trabalhadas ao usufruir de suas forças, às quais você terá mais preparo para diminuir suas fraquezas. Além disso essa correlação, serve para deixar o microempreendedor alerta para as possíveis ameaças que podem surgir e se sua empresa estará preparada ou não frente a uma situação que possa atingir um ponto fraco de seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *