Dicas para o Planejamento e Controle Financeiro do seu negócio

Dicas para o Planejamento e Controle Financeiro do seu negócio

Eaê, Empreendedor. Como você já deve estar acompanhando, o AjudaMei vem trazendo uma série sobre finanças composta por vários vídeos, artigos e rankings. Este texto vem com a ideia de compilar todas as informações da série de modo mais prático e direto. Então, se você também entende que o controle financeiro é muito importante para a fluidez do seu negócio você está no lugar certo. Hoje, nós do Ajuda MEI, vamos dar algumas dicas para você que quer estruturar melhor o seu negócio.

Importância de um controle financeiro

A falta de controle financeiro e planejamento é o principal motivo de muitas empresas fecharem suas portas antes mesmo de alcançarem os primeiros anos de funcionamento.

Prova disso é que, segundo  dados do IBGE, 6 em cada 10 negócios fecham as portas antes de completarem 5 anos, e o motivo, para muitos especialistas está ligado às finanças. 

Qual a importância do controle e organização financeiro para empresas?

  • Maior visão sobre o fluxo de recursos: conhecendo seus custos, sua empresa poderá buscar novas maneiras de economizar e isto a ajudará a aumentar seus ganhos; 
  • Possibilidade de estruturar com qualidade o orçamento: Aumentará a produção e otimização de processos;
  • Identificação de pontos que precisam investimento e estão com desperdício, sobrará para investir em pessoal, tecnologia, novos produtos e marketing.
  • Melhora a tomada de decisões, Poderá criar novas metas reais e alcançáveis para o próximo mês ou ano;

O controle financeiro serve para verificar se o que foi estabelecido no planejamento está sendo executado e quais as medidas necessárias para corrigir possíveis falhas e erros.

E é aí que entra a gestão financeira que é o conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados com o planejamento, execução, análise e controle das atividades financeiras do negócio. 

Dicas para ter um controle financeiro:

1- Para iniciar uma boa gestão financeira, o primeiro passo é entender um fator muito importante: SEPARAR AS FINANÇAS DO NEGÓCIO DAS PESSOAIS.

As despesas vão chegar tanto do lado da casa quanto do negócio. Isso é normal e os lucros de uma empresa,devem cobrir todos esses custos. O problema é quando os gastos de um dos lados invade o do outro. Você pode olhar sua conta bancária pensando que tem dinheiro para trocar de carro e acabar sem capital para pagar os fornecedores. Ou pode investir em um novo produto e não ter dinheiro para as compras no supermercado, por exemplo.

É por isso que a empresa e o dono devem sempre ter contas bancárias separadas. Dessa forma, será possível delimitar facilmente quanto cada um pode gastar sem comprometer o orçamento de nenhum dos lados.

Quando finanças pessoais e empresariais são misturadas, é difícil fazer uma análise financeira adequada. Não há diferença entre os recursos adquiridos por lucro e a poupança da família, por exemplo. Sem uma análise de lucratividade, é difícil saber se sua empresa está crescendo ou se endividando.

Para te auxiliar na escolha pelo banco ideal para abrir a sua conta de Pessoa Jurídica (PJ) desenvolvemos um ranking bem explicativo: Top 5 Contas Bancárias para o MEI.

2- Em segundo lugar, tenha clareza sobre a situação da empresa. 

Como em qualquer planejamento, é necessário tomar consciência sobre a atual situação financeira da empresa, o que pode ser obtido a partir de um cálculo entre as receitas e as despesas. Ponha tudo no papel, listando os pontos negativos e os positivos dos processos, o posicionamento que a empresa tem no segmento no qual atua, a situação de mercado do próprio segmento, entre outras informações que permitirão que você visualize os recursos com os quais poderá contar em seu planejamento e o que deverá cortar para garantir a estabilidade da empresa utilizando de comparativo as outras empresas do segmento.

3- Lembre -se de fazer projeções de resultados com base nas médias, preveja os cenários

Com um fluxo de caixa sendo preenchido regularmente, você terá informações sempre atualizadas, podendo utilizar como ferramenta estratégica para o controle financeiro da empresa e prever cenários e tendências.

É fundamental prever o ciclo operacional, da fabricação ou desenvolvimento até o recebimento de um produto ou serviço, definindo o valor das despesas que são geradas em cada etapa, como compra, estocagem, produção, venda e recebimento, a fim de que os gastos possam ser confrontados com a receita e conferidos.

A partir das médias criadas com a ajuda dos registros financeiros, é possível planejar investimentos.

4- Registre todas as movimentações financeiras da empresa

Depois que você montar a estrutura do fluxo de caixa, é hora de começar a registrar os dados financeiros. Nessa etapa, é importante que não ignore transações de nenhum valor.

Muita gente faz isso e, no final do mês ou do ano, quando são realizados os fechamentos, lidam com grandes diferenças.

Então, por mais insignificante que for o valor, não deixe de registrar no seu fluxo de caixa.

Caso você tenha dificuldade em trabalhar com um fluxo de caixa te aconselhamos a baixar um desses APPs para controle financeiro, que te auxiliaram nas anotações e desenvolvimento da sua empresa.

5- Pratique o preço ideal

Praticar o preço ideal do seu produto ou serviço é muito saudável para o controle financeiro da empresa, uma vez que ele alinha o custo de produção e as despesas da empresa  e às projeções de lucro. Não dá para você saber quanto cobrar em um produto sem saber os seus custos e despesas e associar com a sua definição de margem de lucro. Lembre – se de não ignorar o mercado.

Como ter um controle financeiro?

Entre os principais métodos de Controle Financeiro, se destacam:

Fluxo de caixa; Gestão de custos e a Análise do ponto de Equilíbrio e Lucratividade.

Sobre o Fluxo de Caixa, ele é um instrumento que permite você visualizar as movimentações financeiras de sua empresa colocando todas as suas despesas e suas receitas. Isso te ajudará a tomar decisões e a visualizar onde você tem mais prejuízo e/ou lucro e assim poderá realocar os recursos da empresa. O Fluxo de Caixa:

  • Auxilia no gerenciamento de gastos
  • Garante um Planejamento Financeiro
  • Apoia o processo de tomada de decisão
  • Te ajuda a prever cenários
  • Controle de estoque
  • Te auxilia na gestão de economia do seu negócio

Por ser uma das ferramentas mais simples na administração financeira, super recomendamos a utilização dele, principalmente para quem está iniciando. Caso você não saiba como criar ou manusear um, temos um vídeo bem curto explicando as funcionalidades e também te mostrando como conseguir um pronto e formulado em nosso canal AjudaMEI no YouTube.

Marcus Lemonis, apresentador do programa de televisão O Sócio disse que: “Se você não conhece os seus números, você não conhece o seu negócio”

Para resolver esse problema as soluções podem ser: Você faz o controle, se sabe. Se não sabe pode aprender a fazê-lo. Há boas ferramentas no mercado para auxiliá-lo e que controla todo o ciclo financeiro. Se não sabe e não quer aprender ou não tem tempo, contrate um profissional da área. A questão é que não há justificativas aceitáveis para não ter controle de um fator essencial para o crescimento de sua empresa.

Antes de encerrar, uma dica para você empreendedor

Facilite seu dia a dia, evite filas e não se preocupe mais com as datas de vencimento. Coloque o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) no débito automático na sua Conta MEI. Cadastre sua guia no débito automático na sua conta MEI. O procedimento é simples e é feito 100% online no Portal do Empreendedor ou planeje-se para o DAS MEI que vence todo dia 20. Pague adiantado, marque no calendário e deixe sempre o valor da taxa de arrecadação disponível.

Ainda tem alguma dúvida? É só marcar uma visita ao nosso escritório na barra “Agendamento” do nosso site ajudamei.com ou entre em contato pelas redes sociais abaixo:

Facebook: <https://www.facebook.com/ajudameioficial/ >

Instagram: <https://www.instagram.com/ajudameioficial/ >

Até mais!!

One thought on “Dicas para o Planejamento e Controle Financeiro do seu negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *