Como se comunicar melhor?

Em variados momentos da nossa vida cotidiana há a necessidade de expressar-se bem, seja na apresentação de um trabalho na faculdade, em uma reunião de negócios, no processo de vendas, na apresentação de uma ideia, na delegação de uma tarefa ou na vivência familiar. Saber se comunicar é fundamental e faz toda diferença.

A comunicação, basicamente, é um processo que envolve um emissor, um receptor e a transmissão de uma mensagem. Contudo, esse relacionamento vai além de uma simples troca de informação e requer a compreensão do que foi transmitido, eis um grande desafio do ato comunicativo.

O processo comunicativo ultrapassa o simples ato de emitir palavras. É preciso saber organizar as ideias, identificar o perfil da pessoa com quem está se comunicando e escolher a melhor mensagem. Principalmente em um momento de negociação. Com isso o Ajuda MEI elaborou algumas dicas para você:

Aprenda a ouvir

O primeiro segredo para se tornar um comunicador melhor, é escutar mais. Isso significa que você deve deixar que o seu cliente fale, sem interrompê-lo. Também significa que você deve aprender a entender quais são as necessidades e expectativas que ele está expressando, estas nem sempre são informações claras, muitas vezes, é preciso ler nas entrelinhas.

Quem saber fazer isso se comunica melhor porque sabe quais argumentos e tom de voz devem ser utilizados na negociação com cada cliente. É essencial que o corretor saiba que a comunicação flui melhor quando se conhece a pessoa com quem se está conversando – para isso, saber ouvir é essencial.

Conheça o seu receptor

Isso é especialmente importante porque seu estilo de se comunicar pode ter diferentes impactos dependendo do público. Ajustar essa comunicação à audiência o ajudará a garantir que sua mensagem está sendo realmente assimilada. Mensagens com muito conteúdo técnico podem ser mais facilmente compreendidas quando comunicadas em passos práticos com menos jargões, ou em associação com metáforas simples. Considere ainda o nível de experiência da platéia e do que ela realmente precisa. Saiba diferenciar momentos de informalidade e formalidade.

Fale com boa intensidade e velocidade

Não fale alto ou baixo de mais, procure adequar a intensidade de sua voz de acordo com o ambiente. Se as pessoas pedem constantemente para que você repita suas frases, pode ser um sinal de que você está falando muito baixo ou para dentro. Falar baixo transmite muita insegurança, dá a impressão que você tem medo que as pessoas lhe ouçam. Acredite mais naquilo que você fala que seu interlocutor também acreditará.

Não fale muito rápido, isso pode fazer com que seu interlocutor tenha que concentrar seus esforços em entender todas as suas palavras do que na mensagem que você realmente está passando. Mas também não fale muito devagar, pode entediar seu ouvinte. O ideal é perguntar para seus amigos mais próximos e identificar o meio termo da velocidade de sua fala.

Leitura é fundamental

Outra boa tática para melhorar a forma como você se expressa, é ler mais. Podem ser livros relacionados à negócios, comunicação, negociação ou a outros assuntos do seu interesse, jornais ou artigos da internet. A leitura ajuda a expandir o vocabulário, a melhorar o poder de argumentação e a ter uma boa noção de como organizar as ideias de maneira clara, todos estes são pontos que contribuem para que você se comunique melhor.

Seja Natural

Procure trabalhar nos pontos citados, mas de forma natural. Não tente copiar a maneira de alguém falar, por exemplo. A linguagem corporal exerce um papel tão importante quanto a fala na comunicação. É através dela que você coloca emoções em suas palavras, enfatiza suas frases, passa segurança e receptividade ao interlocutor. Imagine uma pessoa usando a mesma expressão facial para dizer que está triste ou feliz: é no mínimo estranho, não acha?

Ainda tem alguma dúvida? É só marcar uma visita ao nosso escritório na barra “Agendamento” do nosso site ajudamei.com ou entre em contato pelas redes sociais abaixo:

Facebook: https://www.facebook.com/ajudameioficial/

Instagram: https://www.instagram.com/ajudameioficial/

Até mais!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DOIS super livros de presente pra vc! X
Digite seu e-mail para receber dois livros de presente!
Aproveite este brinde e esteja preparado para retomar os seus negócios após a quarentena!

Ao resgatar o seu brinde, você concorda em receber comunicados do Ajuda MEI e/ou parceiros. Seu e-mail NUNCA será divulgado a terceiros.